Criação da identidade visual para um espaço cultural da cidade de Bom Despacho – MG. O processo de escolha da marca foi feito através de um concurso aberto ao público de qualquer parte do país. Enviamos nossa proposta e ficamos muito felizes por ela ter sido a escolhida pela banca julgadora, não só pelo reconhecimento do nosso trabalho, mas também pela nossa ligação com a cidade. O Conjolo de Vissunga é um amplo espaço, aberto à população da cidade de Bom Despacho. Nele se concentram atividades culturais, de lazer, arte, esportes, além da base de atendimento do SAMU e secretarias municipais. Segundo o edital, a identidade visual deveria levar em conta a história e a cultura da cidade, com forte influência das culturas africana e afro-brasileiras.
O primeiro passo foi estudar a fundo a história da cidade e quais elementos são mais representativos dessa influência dos descendentes de escravizados na região. Chegamos à conclusão de que o Reinado deveria estar presente no logotipo, uma vez que, além de ser uma festa que remonta aos tempos da escravidão, é patrimônio cultural da cidade. Também estudamos o próprio nome do espaço, Conjolo de Vissunga. Em Bom Despacho existe um quilombo urbano, localizado no bairro Ana Rosa, conhecido como Tabatinga. Os residentes dessa comunidade contam com um dialeto próprio e vem dele o nome Conjolo (casa) de Vissunga (festejos, festividades).
Para representar a palavra Conjolo, uma casa ocupa o centro do logotipo. Porém, a casa não foi desenhada na marca. Ela é um espaço em branco que só é visível a partir dos elementos que estão ao redor. Quisemos assim, representar o próprio Conjolo de Vissunga, que não deve ser visto apenas como um espaço físico na cidade e sim como um espaço de valorização da cultura e história de Bom Despacho.
Para representar as raízes negras africanas e núcleos quilombolas que se estabeleceram na região, foi feita uma ilustração abstrata do continente africano, que foi partido ao meio e incorporado ao símbolo, formando e sustentando as paredes laterais da casa. Estando à esquerda e à direita do logotipo, simbolizam tanto o resgate do passado quanto a permanência dessa herança no futuro.
Porém, o Conjolo não poderia ser representado somente por uma casa, uma vez que Vissungos são cantorias e festejos trazidos da África e Vissunga é uma palavra usada no sentido de comemoração ou festa. Para simbolizar esse conceito, foi trazido um elemento que é motivo de orgulho na cidade: a festa do Reinado, patrimônio imaterial de Bom Despacho. A inspiração do Reinado veio das fitas multicoloridas presentes nas bandeiras que enfeitam a praça do Rosário, as bordonetas, roupas e instrumentos dos dançantes. Nada é mais festivo e representa tanto o reinado e a nossa cultura quanto as fitas coloridas. No logotipo, as fitas se unem em uma dupla função: ao mesmo tempo em que criam o telhado da casa, criam uma bandeira multicolorida acima dele, representando nossas comemorações e nossa cultura.